Oficinas de Música Vocal Moçambicana

Módulo I (gospel e coral)

A música vocal de Moçambique feita, principalmente à partir do séc. XX é bastante influenciada pela música gospel e pelas tradições da cultura sul africana que teve uma colonização inglesa. Influência que enriqueceu bastante a música popular urbana no sul de Moçambique. A Makwayela, Makwai, Makwaia, e outros, são alguns dos gêneros da música coral que serão abordados neste módulo. Existe uma relação forte com a dança e a polifonia vocal o que torna estes estilos bastante ricos em musicalidade.

Público alvo: cantores profissionais ou com alguma experiência em canto em grupo.

Duração mínima: 3 horas


Módulo II (tribal e popular)

Assim como é para as línguas nativas, cada tribo tem a sua música típica tradicional, que varia em instrumentação, movimento, sonoridade e ritmo. A música tribal é fortemente marcada por um canto clamoroso e voraz que dialoga incessantemente com a polirtmia dos batuques, palmas e dos movimentos dos pés, que quase sempre carregam algum intrumento idiófono.

Público alvo: cantores profissionais e avançados, com experiência em canto em grupo e com conhecimento musical avançado.

Duração mínima: 3 horas

Necessidades técnicas:

• Sala espaçosa com capacidade para 10 pessoas ou mais. Sendo 30 o número limite de participantes por oficina;

• É necessário que a sala tenha piso liso e de fácil deslize e que seja possível deitar no chão tranquilamente. Preferência para salas de dança com piso de madeira corrida. Evitar sala com piso frio, de concreto, escorregadio ou taco antigo);

• Cadeiras confortáveis de costas altas, assento liso e sem braços disponíveis para descanso dos participantes;

• Equipamento vídeo:
–Datashow compatível com o Macbook Pro;
–Tela para projecção.

• Equipamento de som/áudio:
–Uma saída P2 para o som do computador/ mp3/ ipod.